domingo, 4 de outubro de 2009

toa mata


Os toa mata foram os primeiros toa que apareceram como sets.
Sua missão era proteger os matoran e acordar mata nui.
Eles foram criados em Artakha cerca de 100.000 anos átras.Eles se apresentaram na ordem de mata nui na conhecida base em daxia. Depois disso foram treinados por Hydraxon. Eles então foram para Karda nui defender os av-matoran que trabalhavam lá. Lá eles tiveram que defender-se dos picos de energia, que estavam infectando os matoran de lá. Depois disso os toa mata entraram no codrex, e lá dentro esperaram em suas toa vasilhas até o momento que seriam necessários novamente.
Durante o grande cataclismo os toa foram lançados na superfície de aqua magna no momento em que mata nui adomeceu. Eles tinham a intenção de aterrisar na ilha de mata nui, mas suas vasilhas se avariaram e eles ficaram boiando na superfície de aqua magna durante mil anos. A hibernação terminou quando takua acidentalmente ativou o mecanismo de segurança, que uniu as seis pedras toa colocadas pelos toa metru 1000 anos átras. Os mil anos havia avariado os toa, que consequentemente teve seu tecido orgânico deteriorado. Eles tiveram que se reconstruir na ilha de mata nui. A longa hibernação também os deixou sem memórias, que fizeram que eles confiassem em ligações externas lembrando das coisas pouco a pouco.
Os toa mata encontraram os turaga, ex-toa metru, que lhe contaram sobre as ameaças de teridax, e a infestação rahi. Eles então se apresentaram uns para os outros, e tahu se nomeou líder da equipe. Eles então foram átras das kanohi douradas, derrotando os rahi e protegendo os matoran. Eles então foram para kini nui, onde lutaram constra os toa de sombras. Que eram próprias replicas deles. Eles após derrotar os toa de sombras, encontraram teridax em forma de matoran, tentando desviar os toa mata de seu dever. Eles não caíram e derrotaram teridax que voltou a seu covil, onde guardava os bohrok.

Um comentário: